sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

DESPAUTÉRIO DOS AMIGOS DA ONÇA: O VALOR DO RELATO DOS TRAJETOS CONFORME ANDRÉ JOÃO ANTONIL, FOI IGNORADO PELA ACADEMIA, QUANDO SE TRATA DO TRECHO PRIMITIVO QUE DEU O RIGEM A PIQUETE. POR QUE?

Jacarehy
Escrito por Sergio Rangel
Ter, 13 de Janeiro de 2009 13:26


 Nome da Cidade
Jacareí recebeu outras denominações desde sua fundação. Inicialmente, foi composto por uma homenagem a Nossa Senhora da Conceição e pela referência geográfica fundamental à região, o Rio Paraíba. Incorporou, ao longo do tempo, denominação popular originária do tupi-guarani, que acabou vigorando oficialmente, só atualizando a ortografia.
Assim, de acordo com as pesquisas de vários autores (levantamento feito por Benedicto Sérgio Lencioni) temos as seguintes alterações:
· Vila de Nossa Senhora da Conceição da Paraíba, em 22 de novembro de 1653, ocasião em que a povoação foi elevada a Vila.
· Vila da Paraíba , em 27 de outubro de 1700, quando foi criada a Comarca de São Paulo.
· Villa de Jacarey , em 1710, denominação assinalada na obra “Cultura e Opulência do Brasil”, de André João Antonil, cuja revisão fez-se em 08 de novembro de 1710 e a edição em 1711, em Lisboa.
· Vila de Yacarahy , em 1711, denominação assinalada pelo Conde de Assumar em seu Diário de Jornada.
· Vila de Nossa Senhora da Conceição da Parahiba de Jacarehy, em 20 de junho de 1767 e 10 de abril de 1769, conforme certidões dessas datas assinalaram o nome do lugar, passadas por tabeliães dessa Vila, segundo o pesquisador Geraldo Siqueira da Silva.
· Jacarehy, em 03 de abril de 1849, pela Lei Provincial nº 17 que elevou a Vila à categoria de Cidade.
O significado etimológico de Jacareí é rio de jacarés, segundo a maioria dos autores que estudou o seu sentido. Porém, no “Dicionário Geográfico da Província de São Paulo”, de João Mendes de Almeida, etimologicamente Y-aqûa-yerê-eí significa esquina e volta desnecessárias, referente à volta do Rio Paraíba em Jacareí.
FONTE:http://www.fundacaocultural.com.br/web/index.php?option=com_content&view=article&id=55&Itemid=70

Nenhum comentário: