sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

DESPAUTÉRIO DOS AMIGOS DA ONÇA: O VALOR DO RELATO DOS TRAJETOS CONFORME ANDRÉ JOÃO ANTONIL, FOI IGNORADO PELA ACADEMIA, QUANDO SE TRATA DO TRECHO PRIMITIVO QUE DEU ORIGEM A PIQUETE. POR QUE?

Sabará e a Estrada Real
Ter, 03 de Fevereiro de 2009 22:21 Portal Sabará .Sabará ocupa lugar de destaque no projeto Estrada Real. A cidade dá nome a um dos trajetos do mapa oficial da iniciativa: o caminho do Sabarabuçú.
Esse trecho ligava a antiga Vila Rica, hoje Ouro Preto, a Sabará. O trajeto, conforme relatos do jesuíta André João Antonil, contempla o início do caminho primitivo para o Norte de Minas e a Bahia através do rio das Velhas. Segundo estudiosos, o trajeto da Estrada Real para se atingir Diamantina, passando por Mariana, Santa Bárbara e Barão de Cocais, embora antigo e importante, é bem mais recente e era bem menos usado nos tempos coloniais do que o que deixava Vila Rica pela Serra do Veloso e alcançava Sabará. Esse era o trajeto que acompanha o rio das Velhas, caminho natural de penetração, com belas paisagens e que conta ainda com vestígios verdadeiros da estrada antiga.
O QUE É A ESTRADA REAL?
Durante muito tempo, os caminhos reais eram as únicas vias autorizadas de acesso à região das reservas de ouro e diamantes de Minas Gerais. A circulação de pessoas, mercadorias, ouro e diamante era obrigatoriamente feita por eles, constituindo crime de lesa-majestade a abertura de novos caminhos.
A Estrada Real foi o eixo principal do processo de urbanização do centro-sul brasileiro. Seus caminhos foram fundamentais para o povoamento e a colonização de grandes regiões do território brasileiro. Trata-se de um importante setor para a construção de nossa história.
Última atualização ( Seg, 09 de Fevereiro de 2009 08:30 )
 

Nenhum comentário: