terça-feira, 22 de dezembro de 2009

TRANSCRIÇÃO DA AGENCIA BRASIL-ABC-Epresa Brasileira de Comunicação:Kofi Annan: "Cultura é um importante símbolo de identidade e pertencimento"

27/06/2007
Kofi Annan: "Cultura é um importante símbolo de identidade e pertencimento"
by savazoni — em 2007-06-27 17:01 last modified 2007-06-27 21:23
Na abertura do seminário, foi exibida, no telão, uma fala do ex-todo poderoso da Organização das Nações Unidas, Kofi Annan.
Tentamos subir o vídeo para a página, mas não obtivemos permissão. Segundo os organizadores do seminário, Annan não liberou o vídeo para difusão pela internet, demonstrando que ainda não incorporou os conceitos de liberdade do conhecimento que marcam a gestão da cultura no Brasil.
Segue a íntegra, em texto, da fala:
“Excelências, senhoras e senhores
Estou feliz por ter essa oportunidade para lhes passar uma rápida mensagem por ocasião do Seminário Internacional de Diversidade Cultural. Nós todos compartilhamos a percepção de que nosso mundo esta diante de desafios únicos. É da natureza humana acreditar que o momento que vivemos é absolutamente único. Isso é parcialmente verdadeiro, mas de fato, as raízes dos desafios de hoje não são muito diferentes de tempos anteriores.
Desde quando a sociedade começou a refletir sobre ética e valores a questão da identidade sempre esteve presente, nós tendemos a olhar para nós mesmos a partir das nossas diferenças com os outros. Fazendo isso, normalmente perdemos a visão do que a humanidade tem em comum e do que é essencial. Cultura é um importante símbolo de identidade e pertencimento. A atual onda de globalização tem exacerbado o sentimento de que somos diferentes. Certamente somos. Globalização deveria levar à diversidade cultural e não à homogeneização. Deveria ser um processo de redefinição criativa que juntasse tradições globais e locais.
Devemos reconhecer a integridade e autonomia das diferentes culturas locais e nacionais. Acessórios de confiança e energia para as pessoas do mundo todo. Deveríamos fazer mais para proteger direitos culturais incluindo diversidade cultural como chave para os direitos humanos fundamentais.
Por tudo isto, estou feliz que meu grande amigo, Ministro Gilberto Gil, ele mesmo, um reconhecido símbolo da diversidade, deu todo seu apoio a este Seminário sobre Diversidade Cultural organizado sob os auspícios da Organização dos Estados Americanos.
Não teria um melhor lugar a não ser o Brasil para a realização deste Seminário. Um país com ricas e diversas culturas, para energizar vossas discussões e deliberações.
Desejo-lhes todo sucesso e esperança para que nasçam ai novas contribuições para a Paz Mundial.
Obrigado"




Nenhum comentário: