sábado, 19 de dezembro de 2009

"A IDEOLOGIA INDIVIDUALISTA DA CULTURA INDUSTRIAL CAPITALISTA MODERNA CONSTRUIU UMA REPRESENTAÇÃO DA PESSOA HUMANA COMO UM SER MECÂNICO DESENRAIZADO E DESLIGADO DO SEU CONTEXTO, QUE DESCONHECE AS RELAÇÕES QUE O TORNOU HUMANO E IGNORA TUDO QUE NÃO SEJA DIRETA E IMEDIATAMENTE VINCULADO AO PRÓPIO INTERESSE E BEM-ESTAR" (Lais Mourão (1 )


"A história do funk carioca tem
origem na junção de tradições
musicais afrodescendentes brasileiras
e estadunidenses. Não se trata,
portanto, de uma importação de
 um ritmo estrangeiro, mas sim de
uma releitura de um tipo de música
ligado à diáspora africana".
(Adriana Facina) (5)

A IDEOLOGIA BURRA DOS OPOSITORES DA PROMOÇÃO DA DIGNIDADE DOS FILHOS DA DIÁSPORA (COTAS RACIAIS).
Houve um tempo em que o ensino público estava a serviço exclusivamente de uma elite. No momento em que ampliou-se o acesso, constatando as elites não ser mais conveniente conviver com pessoas fora de seu circulo,   migraram para escolas particulares. Resultando no que temos hoje, uma escola publica sucateada, onde alguém sem apoio e desmotivado, o professor, finge que ensina, os alunos de outro lado continuam fingindo que aprendem. A mesma atitude foi tomada relativamente aos espaços públicos. Buscaram essas elites seus condomínios fechados, seus carros brindados, seus espaços de lazer privativos etc. Neste momento forma se a mais perigosas das teias, pois “desligam-se do seu contexto social, ignorando tudo que não seja direta e imediatamente vinculado ao seu próprio interesse e bem estar”, conforme citação adrede.
Entretanto, esqueceram da fragilidade desse tipo de teia uma vez que: “Se uma vibração na teia é produzida experimentalmente com um diapasão a aranha se encaminhara da mesma forma em busca de um inseto (neste caso inexistente).(2).
A infeliz conseqüência de tais atitudes esta no fato resultante de “desconhecer as relações que os tornam verdadeiramene humanos”. Sabido que, essa relação se constroi a partir do sentimento de pertencimento, ou seja, pode-se ter tudo materialmente, e não pertencer a nada. Essa teia equivocada, vem se tornando cada dia mais vulnerável, pois o verdadeiro inseto alimentador de teia social, a solidariedade, o compartilhamento não existem. Essa teia formada pelas elites vive nos limites do insuportável, porém não entenderam ainda que o alvo esta errado, recusando a participar efetivamente de uma projeto de relacionado à outra teia, ou seja o da teia da inclusão social, em especial, quanto ao segmento constituidos por afros-descendentes. Insistindo nesse erro continuarão vendo seus filhos sendo atraído por diapasões enganosos os quais prometem a falsa ilusão de saciedade desse vazio existencial, uma vez que; “o homem não é uma ilha”. Agindo da forma como vem agindo, deixam cada vez mais seus membros em formação a mercê daqueles que fazem uso de um diapasão que falseia a realidade em busca de presas fáceis, sendo desnecessário citar exemplo.  Constituído os filhos dessa teia ilusória de indispensável formação não obstante a vulnerabilidade as vezes empreendem verdadeiras fungas, em busca do real sentido de pertencimento. Talvez nesse sentido, possamos explicar, por ser objeto de reiteradas divulgações o comportamento de uma jovem que hoje se intitula “Helô Quebra Mansão (3). Bem como os redutos das elites manifestando a tolerância de reprodução do fank em Copa Cabana (4). Ademais, que outra justificativa poderiamos vislumbrar na ação expropriatória de coisa alheia por jovens bem nascidos.. Enquanto não se dispuser essa elite a empreender uma reflexão direcionada ao verdadeiro sentido de teia, ou seja, um senso e ação direcionada a teia social, seu próprio bem-estar estará cada vez mais ameaçado.
2) Psicologia Cognitiva, Cultura, Desenvolvimento e Aprendizagem, Organizadores Luciano L. Meira e Alina G. Spinillo, "O que sabem os que não sabem? pag 33, Google Libros, pesquisa realizada dia 19/12/2009.
3)http://www.lastfm.com.br/music/Helo%C3%ADsa+Faissol
5)http://www.cult.ufba.br/enecult2009/19190.pdf






Nenhum comentário: