terça-feira, 9 de novembro de 2010

Romeiros - Santa Cruz - Toronto - A Romaria Quaresmal Micaelense pelo Mundo*

Transcrição:
..................................................................................................
A Romaria micaelense iniciou-se como consequência dos violentos sismos e erupções vulcânicas que abalaram Vila Franca do Campo em 1522 e 1563 respectivamente. Numa era em que os cataclismos naturais eram tidos como punição divina pelos pecados do Homem, os sacerdotes locais tais como o Frei Afonso de Toledo instigaram o povo à prática da devoção e procissões marianas, passando os micaelenses a peregrinar pelas capelas, igrejas e ermidas da ilha rogando a protecção da Virgem e intervenção Divina para a resolução de seus males e aflições.
A tradição romeira encontra-se bem viva nos corações e vidas dos habitantes actuais de S. Miguel, não havendo, todavia, conhecimento ou registo da sua existência nas restantes ilhas do arquipélago açoreano.
Com a difusão do cultura açoreana pelo mundo através da emigração, o povo micaelense levou, entre os seus vários costumes e tradições, a romaria quaresmal, hoje ainda ponto referencial da sua fé como tantos outros, nomeadamente as Festas do Divino Espírito Santo, estando bem presente nos vários grupos romeiros existentes nas comunidades de imigrantes do continente norte americano, os quais regressam anualmente à ilha para manifestar a sua fé junto das seus lugares sacros, invocando a Virgem Santíssima por todo o percurso.

Nenhum comentário: