sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

DESPAUTÉRIO DOS AMIGOS DA ONÇA: O VALOR DO RELATO DOS TRAJETOS CONFORME ANDRÉ JOÃO ANTONIL, FOI IGNORADO PELA ACADEMIA, QUANDO SE TRATA DO TRECHO PRIMITIVO QUE DEU ORIGEM A PIQUETE. POR QUE?

ROTEIRO DO CAMINHO DE SÃO PAULO PARA AS MINAS GERAIS, E PARA O RIO DAS VELHAS.(Obs. esse roteiro primitivo é representado em mapa contido na Obra de Antonil)
.......................................................................................

De Guaratinguetá até o porto de Guaipacare, onde ficão as roças de Bento Rodrigues, dois dias até o jantar.“Destas roças até ao pé da serra afamada da Mantiqueira pelas cinco serras muito altas, que parecem os primeiros morros, que o ouro tem no caminho, para que não cheguem lá os mineiros, gastão-se três dias até o jantar.“ (Essa estrada vem relatada na obra de Antonil intitulada “Cultura e Opulência do Brasil” publicada em 1711, com o titulo “Roteiro do Caminho de São Paulo para as Minas Gerais e para os Rios das Velhas e é descrita no volume XI dos “Documentos Interessantes de Orville Derby citada por (LEITE, Mário. A Região da Mantiqueira, Ensaio Descritivo. Lisboa-Portugal: Composto e Impresso Na Sociedade Industrial de Tipografia, Limitada, 1951, 1.º ed., p. 121)

Nenhum comentário: